quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Aversão ao conformismo

Eu não suporto pessoas que se contentam com tão pouco ou simplesmente com aquilo que já possuem. Mais que isso: eu as repugno!


Pensando pelo lado lógico da vida - uma das excessões -, deveríamos, constantemente, triunfar novas conquistas, aprimorar certas particularidades de nosso caráter/personalidade e de nossa vida, e mudarmos. Sempre! A mudança pode, sim, não ser muito agradável ou atraente para alguns. É evidente que ela é realmente meio incômoda, pois você estará deixando um estado de inércia para percorrer uma passagem à outro estado totalmente novo, desconhecido. Mas a mudança sempre acarretará em algo proveitoso - mesmo que não seja de imediato -, visto que uma experiência errônea nos fornece uma boa bagagem para "tocarmos" a vida adiante, enquanto que uma mudança bem sucedida é... uma mudança bem sucedida.


Todavia, há pessoas que insistem em saborear sempre e cada vez mais determinadas situações já conhecidas de longa data ou hesitam em percorrer o incurável, martirizante e irrevogável caminho da mudança. Por que eu, em sã consciência, iria deixar de lado todo o meu conformismo para me aventurar por águas desconhecidas? Não, não. Estou bem assim, obrigado! Pego-me perguntando o que motiva uma pessoa a agir dessa forma? Seria o medo? Ou seriam paradigmas, "ditaduras" contemporâneas ou outras coisas similares? 


Quem não muda, que se inclina por estacar em uma única coordenada, está simplesmente batendo de frente com a vida, que nos cobra eloquentemente por mudanças rápidas e, de preferência, com um bom êxito - em outras palavras, está indo contra o Sistema. A vida não é nosso bem mais precioso? E as imposições que ela nos faz não devem ser cumpridas de prontidão? Bom... é isso o que pode-se observar nos nossos conturbados dias de hoje. Eu, como bom submisso que sou, faço jus a minha atribuição. Eu mudo. Já mudei, já mudei... calma!


O tempo muda: agora é um segundo, que acabou de se passar, que também já se foi... Tic-Tac. Os dias mudam: hoje é quinta-feira. Amanhã já será outro dia, depois de amanhã outro e assim por diante. Os anos se passam, mudam de 09 para 10, para 11, 12, 13... E a Terra simplesmente seleciona aqueles que melhor se adaptam ao ambiente e suas demandas. Quem não se enquadrar nos eixos da vida, simplesmente sucumbirá. E virão outros, que também sucumbirão, juntamente com a Terra. Mas, enquanto isso, não seria válido ao menos tentar sair do conformismo e ter uma única - ou milhares de - iniciativa(s)?


                                            *****


Só tem uma coisa que tenho convicção de que não muda nem mudará nesse mundo: minha aversão ao conformismo! 

2 comentários:

  1. Conformismo é uma coisa horrível mesmo!
    Confesso q em algumas situações prefiro deixar como está, mas na maioria das vezes prefiro ousar e me pergunto "por que não?" e vou. Tento tirar proveito de tudo q acontece de bom ou ruim e uso de alguma forma a meu favor, às vezes fico louco de ódio, mas isso dura apenas 10 minutos tempo suficiente pra tentar entender e buscar algo de proveitoso na situação, mesmo que definitivamente não exista.
    falei muito né?!
    Deu pra entender?!
    hehehehhehe
    Abraçoo e adorei seu texto!

    ResponderExcluir
  2. Não falou muito, não!
    Entendo o que você diz e concordo contigo. Há vezes que não temos saída mesmo e devemos permanecer no estado em que estamos. Mas o conformismo ao qual me refiro, é aquele onde as pessoas tem medo de descobrir/exercer seus potenciais, por estarem bem acomodadas, no sossego, sabe? Esse conformismo me deixa indignado por demais da conta, sô!

    E tem uma outra coisa que me irrita: colocar barreiras onde nem mesmo você experimenta fazer algo. Justamente a falta de OUSADIA, como você bem colocou, Vanderson.

    Adorei o mini-debate! hahaha
    Obrigado.

    ResponderExcluir

Eu sei que as minhas palavras podem parecer confusas e perdidas. Você pode achar o que quiser. Apenas ache, pois é assim que eu me encontro!