sexta-feira, 1 de outubro de 2010

êêêê-leições!

Gente! Estou pasmo... amarelo feito móvel marfim!
Assistindo à esse último Debate Eleitoral com os 4 principais presidenciáveis desse nosso esplendoroso Brasil, fiquei admirado de quão proveitoso este se tornou para mim e - espero eu - que também tenha sido para inúmeros - milhares de - outros eleitores brasileiros.


Eu, naturalmente, nunca fui de me interessar muito por assuntos de cunho político. Sempre levei em conta outros aspectos mais importantes como questões sociais e econômicas. É, eu sei que eles estão intimamente ligados à política, mas eu sempre fui indiferente com a política em si. Eu tenho uma visão meio ortodoxa - ou seria heterodoxa? - de que ela somente serve como uma vitrine de promoção individual e exploração dos recursos pertencentes à nós, cidadãos.


Os investimentos que deveriam ser canalizados para o desenvolvimento e/ou manutenção das condições socioeconômicas e inúmeras outras de nosso país, simplesmente "desaparecem" no próprio bolso daqueles nossos teóricos "representantes" da nação. Claro, toda regra tem sua excessão. De fato, existem - ainda - alguns políticos que defendem a melhoria da sociedade, a luta por um mundo melhor. Porém, esses tais são uma minoria frente à corja que está instalada no mais alto escalão desse Estado e, se não se corrompem, simplesmente são exauridos daquela atmosfera movida pela extração do "sangue" social. Sangue-sugas! 


Isso que eu falei já é de conhecimento de todos ou muitos, penso eu. Contudo, o que mais me chocou foi a forma de abordagem de certos candidatos nesse último debate pré-eleições. Resumidamente, houveram ataques diretos aos oponentes que não podiam fazer nada além de "mudar de assunto". No meu ver, isso é muito benéfico pois mostra a real situação de cada candidato, que está ali - ou não - simplesmente "vomitando" promessas e mais promessas, pois se eles ficam sem ter pra onde correr quando são encurralados, é evidente que suas falas não passam de puro bla, bla, bla. Mas foi engraçado que teve até candidato cavando seu próprio túmulo, falando mais do que podia e recebendo os entusiásticos risos da plateia, em rede nacional, assim como outros que falavam certas coisas que eram no mínimo... cômicas!


Eu ainda não me rendi aos assuntos políticos e os englobei para a minha lista de "assuntos preferidos". Ainda não. Mas garanto que esse debate, assim como o clima que essas eleições possui, está me alegrando e me entusiasmando, de certa forma, a direcionar mais os meus olhares para esse setor caótico dessa nação brasileira. 


P.S.: Essa é a minha primeira experiência eleitoral.


P.S. 2: Respeito as posições de cada um quanto ao seu partido, ideal ou opinião, mesmo que se estendam além das esferas políticas. Cada um tem o direito de pensar e agir (votar) da forma que quiser, e eu não tenho direito nenhum de querer influenciar o pensamento de ninguém. Por isso, me reservei a não citar nomes de nenhum candidato ou minha preferência por qualquer um deles. Só deixo uma dica para todos: exerçam sua cidadania e votem conscientemente, pensando no futuro desse nosso país, que não é só seu.

2 comentários:

  1. Eu posso confessar que eu não ví o debate?!
    Mas li sobre o assunto no G1 no outro dia!!
    Foi morno e escorregadio mesmo, pelo que lí, confesso que nas eleiçoes passadas eu era super "in" de todos os passos dos candidatos, via debates e tudo mais, mas esse ano estva "out" mesmo... mas acredito q fiz uma boa escolha!!
    abraçooo!

    ResponderExcluir
  2. Ah.. essas eleições de 2010 não estavam muito entusiásticas mesmo, Vanderson!
    Em outras épocas, quando ainda não votava e não passava de uma criança de 8 anos, eu hiper me animava para ir às urnas com minha mãe para ajudá-la a exercer a cidadania. rs
    E agora... nossa, sem comentários! Foi até deprimente.
    Mas eu também acredito que fiz uma boa escolha, apesar de ela não ter tido êxito. Não por enquanto.

    ResponderExcluir

Eu sei que as minhas palavras podem parecer confusas e perdidas. Você pode achar o que quiser. Apenas ache, pois é assim que eu me encontro!