quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Pensando bem

Hoje estive pensando sobre certos aspectos da minha vida, sobre atitudes e comportamentos que já empreendi. Muita coisa realmente me espantou. Como eu pude ser tão inocente em determinados pontos, e como eu pude me arriscar ao trocar tantas coisas boas por outras questionáveis?


Como é possível nos privarmos tanto do mundo quando estamos enamorados à alguém? É algo tão automático. Simplesmente, quando nos damos conta, passamos a viver em função do outro. O problema é que vamos nos machucando ferozmente por dentro, mas de uma forma ao mesmo tempo "silenciosa", que não nos alerta o estrago que estamos causando à nós mesmos e àqueles que tanto estimamos/estimávamos.


É típico da minha personalidade me relacionar intensamente com as pessoas que tenho um certo convívio ou uma determinada ligação afetiva. Os meus amigos - depois da minha família -, são os meus tesouros, que ficam guardados sob sete chaves e que ninguém além de mim conhece o lugar onde ficam. Eu prezo muito o envolvimento - mais que isso, o comprometimento - entre dois seres, mesmo que seja apenas por uma simples relação de amizade ou por outro caso de amor incondicional. Considero ambas situações, ou qualquer uma que fique entre as duas, ou que não seja nada disso, importantes. A real amizade é algo muito digno, raro e precioso.


Só que é engraçado como nos desfazemos dessas nossas preciosidades quando encontramos a "tampa da nossa panela". Com uma espantosa naturalidade as colocamos em segundo, terceiro, quarto plano em nossa vida, na nossa realidade. Porque quando estamos em harmonia com nossos "docinhos de coco", o que importa são apenas as carícias, promessas e beijinhos que são distribuídos à torto e à direito. Acontece que amigos não são nada - nada mesmo - "ingênuos" e sabem que tudo isso passa. E adivinha quem serão os primeiros a serem chamados para dar um help em um momento de desespero? Exatamente, os Super-Amigos!


Alguns nos perdoam, e nos recebem de braços abertos para uma nova chance de tentar fazer as coisas voltarem à normalidade. Outros guardam mágoas no coração, que podem ter se ferido durante a trajetória em que houve o distanciamento entre as partes. Cada um tem uma ação e uma reação para cada caso. Porém, eu, matutando aqui comigo mesmo, me sinto meio culpado por ter "perdido" certos "aliados" meus no percurso. Sabe, ter deteriorado nossa relação? Me sinto até como um "traidor", por ter deixado de lado algumas das minhas "preciosidades". Mas eu acredito que devemos ter uma segunda chance na vida, sempre. Claro, há coisas que não tem como ter essa nova oportunidade. Mas creio que nesse caso, é até saudável tentarmos reverter uma situação que não é tão trágica, afinal, uma amizade que se preze suportaria um pequeno deslize desses. Tudo bem, tudo bem... eu admito, foi uma bela de uma derrapada. Contudo, somos todos passíveis ao erro, e não sabemos se amanhã poderemos estar do outro lado, arrependidos por ter cometido uma besteira. E juro por tudo que é mais sagrado: agora eu realmente aprendi que não há amor que substitua uma sincera e agradável amizade, onde há constantemente confiança e perdão. E doação, principalmente.


A vida é assim, fazer o que? Só aprendemos quando levamos algumas bofetadas na cara. Acabo de levar várias dúzias. 
Perdoem-me, amigos! 
                                               
                                                  *****


Update: 


"Quando alguém começa a namorar e deixa de lado os amigos, isso é sinal de que esse relacionamento se tornou um esconderijo em vez de proporcionar descobertas e aprendizados em conjunto. Manter os amigos é fundamental para estimular o crescimento do indivíduo."
Os seus poderes interiores, pág. 118 - Sempre em frente
Roberto Shinyashiki 

É... acho que eu vivia me escondendo, então! 
Agora fica o aprendizado para que isso não se repita futuramente.

5 comentários:

  1. Eric... Querido e Doce Amigo!

    Acho que essa leitura entra para as mais belas e raras que já fiz nesse mundo dos blogs! As vezes eu queria conseguir falar de mim dessa maneira... mas só sei me expressar em poesias... me derramo e me fatio em mil nelas... mas não consigo escrever desse jeito. Sinto a necessidade de desabafar sobre situações e acontencimentos, mas não sei ficar cara a cara comigo mesma dessa forma! Aí... invento versos... faço lá umas estrofes que contém toda minha dor ou alegria... meu amor ou meu desamor! Enfim... qualquer dia vou rascunhar algo para ver se fica bom! rs

    Venho agradecer o carinho de sua visita! Você é muito amável! E tem palavras certas! Gosto de ti! Lembranças a sua rosa particular "sua mãe Rose"! Me plante no jardim de seu coração... porque vc já foi semeado no meu e já floriu!

    Deixo meu beijo
    Feliz demais por encontrar vc!
    Com carinho
    Sil
    Sempre aqui

    ResponderExcluir
  2. Fabuloso Amigo:
    Já alguém lhe disse que encanta?
    "...É típico da minha personalidade me relacionar intensamente com as pessoas que tenho um certo convívio ou uma determinada ligação afetiva. Os meus amigos - depois da minha família -, são os meus tesouros, que ficam guardados sob sete chaves e que ninguém além de mim conhece o lugar onde ficam...."

    Amigo: DESLUMBRA e MARAVILHA!
    Parabéns.
    É sublime.
    MUITO OBRIGADO pela sua visita amável demais.
    Abraço amigo de respeito imenso.
    Sempre a nutrir pelo que faz uma magia que se entranha nas pessoas que o lêem.

    pena

    É um Grandioso do pensamento.
    Bem-Haja, extraordinário amigo que é.

    ResponderExcluir
  3. Caro Eric.
    sei bem como este sentimento é cruel conosco, tenho uma leitura pra ti do meu blog que poderá retratar bem o mostro que passei:

    http://hbrayan.blogspot.com/search?q=o+mostro

    não se preocupe, um erro nunca findará todas as nossas particularidades e por em falsos os valores e caracter , afinal herrar é umano.

    abraço atencioso!

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que vc tem razão e que amigos são realmente muito importantes na vida da gente. Mas quando a gente está apaixonado, tentando descobrir se aquela pessoa é a pessoa certa, ficamos muito concentrados nisso, e vc sabe, quando a gente tá apaixonado um min longe do ser amado, é uma eternidade. Assim como nós, nossos amigos também passam pela mesma situação, cada um a seu tempo. Então, não tem essa de ficar bravo, de ficar magoado.
    Espero que vc se entenda com seus amigos e espero (mais ainda) que vc logo arranje outro amor, isso sim!
    Beijokas.
    Seguindo...

    ResponderExcluir
  5. Não acho que a vida seja assim não...

    Pelo contrário, acho que a gente tem total autonomia pra escolher deixar ou não certas coisas em outros planos, e colocar um relacionamento em primeiro sempre e deixar tudo pra trás é um passo em direção ao abismo, porque quando acaba, não sobra nada para você se apoiar, e ai as chances são enormes de se tornar um stalker grudento que não quer que o relacionamento acabe de jeito nenhum.

    Tudo a gente pode ter controle. Tudo XD.

    Um beijo!

    ResponderExcluir

Eu sei que as minhas palavras podem parecer confusas e perdidas. Você pode achar o que quiser. Apenas ache, pois é assim que eu me encontro!