segunda-feira, 28 de março de 2011

Defeitos: desfeitos!

Dizem por aí que muitas pessoas tem dificuldades em apontar ou assumir aspectos negativos sobre sua própria pessoa (defeitos), e que quando isso é feito, involuntariamente - instinto de sobrevivência mesmo, relaxa! - essas particularidades meio "sombrias" são contornadas, maquiadas por um "mas eu já fui pior" ou "não é tão grave assim" - qual é o antônimo de hipérbole mesmo?


Eu acho muito mais simples a quebra de paradigmas, de assumir, sim, nossos defeitos. É tão mais... nobre! É, mostra que você é uma pessoa que não vive somente de orgulho ou ortodoxia. Aponta a sabedoria de que você ao menos pensa e tenta enumerar suas qualificações, que você se preocupa com aquilo que passa para o outro; afinal, há teorias que pregam a tese de sermos uma infinidade de "eu's", no mínimo uns três...


Por isso, não sinta-se inferior por declarar mesmo que silenciosamente, só para você, que realmente, você foi rude com aquela resposta ao teu amigo. Que sua teimosia poderia ter lhe proporcionado algo diferente, uma fuga da normalidade, por exemplo. Que o seu conformismo não é algo saudável. Que o seu egoísmo não é apenas uma questão instintiva, inata a ti. Porque se você parar para pensar um pouco mais, tenho certeza, você chegará a conclusão que não é nenhum estranho que vive em um mundo paralelo. Descobrirá que a vida se torna muito mais fácil quando a mudança que queremos ver no mundo só pode acontecer quando isso for realizado dentro de nós. Que seus defeitos não passam de detalhes comparados as tolices que realmente machucam e destroem. E descobrirá que todo mundo erra... E o que é a vida senão uma obra estruturada por erros, que servem de alicerce para a próxima etapa de cada processo da obra e também servem como exemplo para não acontecerem novamente, pois isso só torna a construção mais cansativa.


Tenho certeza que a sua mudança pode vir a ser a esperança ou a força que alguém pode se apoiar no futuro... quem sabe até no presente!

5 comentários:

  1. Eric,

    O orgulho é um dos maiores entraves para o crescimento interior. Muitas pessoas têm dificuldade imensa de assumir suas características negativas, porque veem as relações interpessoais como um jogo. Explico: numa discussão, elas ofendem o amigo, mas não querem admitir isso, porque é o mesmo que admitir que “perdeu”, ou seja: orgulho.

    Quando assumimos que há algo “ruim” em nós, natural e consequentemente melhoramos como pessoa e no nosso relacionamento com quem nos cerca. Desse modo, a mudança “pode vir a ser a esperança ou a força que alguém pode se apoiar no futuro... quem sabe até no presente!”.

    Abração, Eric, e ótima quinta-feira.

    ResponderExcluir
  2. eu já achei que conformismo é algo não saudável também. mas ai vi que eu achava isso porque analisava com a minha cabeça.
    Acredite: tem gente que gosta e procura a conformidade, a zona de conforto. E nem por isso são piores. São apenas conformadas. É um direito de cada um, caso não interfira no espaço do outro.

    bjoo

    ResponderExcluir
  3. Amado Amigo... e tão Doce!

    Quantas saudades desse lugar... de tuas linhas sempre a "adentrarem" em meu coração, de forma tão intensa e sábia!

    Quanto eu já aprendi aqui... que devo polir minha gratidão por ti... pelo seu coração!

    Perdoe-me pela longa ausência... falta-me tempo e o cansaço me vence as vezes!

    Tenha um domingo tão belo quanto seu coração... e dias de paz e luz em teu caminho!

    Amo-te... sempre amarei!

    Com carinho

    Sil

    ResponderExcluir
  4. Eric,

    Estou sentindo falta de suas atualizações.

    Seu blog é bastante interessante.

    Abração e ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  5. Gosto da forma que vês o mundo meu amigo, de forma tão doce. Estás sumido não estás também?
    eu também ando ocupado e bastante. Vejo em suas palavras um tom autêntico e gosto do que vejo.
    Também prefiro muitas vezes assumir os meus defeitos e solicitar humildemente as desculpas de outrém sem ser ironico. Eu gosto de ficar bem com as pessoas e comigo mesmo principalmente sem pensar que machuquei alguém que admiro.
    Adoro você e seu blog,
    que continua a existir o elo.

    Dan

    ResponderExcluir

Eu sei que as minhas palavras podem parecer confusas e perdidas. Você pode achar o que quiser. Apenas ache, pois é assim que eu me encontro!