segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Não é?

"Eu não estou feliz"
"Eu nunca serei feliz" 
"Ninguém nunca me fará feliz"
Quantas vezes eu não pensei em qualquer uma dessas três sentenças ou até mesmo em todas ao mesmo tempo?


Pois bem... Hoje eu recebi um comentário muito bacana do Rossy, onde fiquei realmente pensando em "como eu estou 'hoje', apesar de todas as minhas frustrações de 'ontem'?" E como uma forma de agradecimento por ele ter me ajudado a chegar à essa reflexão, a presente postagem será uma forma de tentar esclarecer algumas coisas em que permiti acreditar - antes ou agora.
Espero que o texto possa ser útil de alguma forma.


                                           
*****


Sim, eu acho que elaborar certos mecanismos de defesa contra o sofrimento seja importante para nós, seres humanos que somos, pois estamos sempre sujeitos ao erro. Digo, todo o "calor" de um momento mágico ou simplesmente compatível com as expectativas que criamos em volta de um assunto ou pessoa pode não ser realmente como pensamos inicialmente. Então, acredito que é interessante questionarmos nós mesmos ao ouvir uma palavra reconfortante daquele alguém por quem nutrimos algum sentimento mais... digamos que intenso justamente nos nossos momentos de vulnerabilidade extrema. Não é que agora eu esteja [muito] mais pessimista. Também sou humano e posso estar cegamente errado. Mas toda prevenção é sempre bem acolhida por mim.


Aliás, "estar" é uma palavra muito coerente para definir a nossa existência humana! Isto porque nossa vida toda é repleta de momentos/fases em que temos certos ideais ou valores como "carros-chefe" do nosso comportamento. E esse fato por si só diz muito em relação as nossas constantes e repentinas mudanças de humor, sentimento, forma de enxergar o mundo, etc. E assim também ocorre com todos aqueles com quem interagimos e convivemos. Portanto, é preciso sempre adotar uma postura no mínimo empática para entender que algo pode estar acontecendo com aquele que eu não hesito em julgar por ter me contrariado em determinado momento.


Quer melhor forma de resolver uma situação de desentendimento que não o diálogo? Eu pelo menos desconheço algo mais eficaz. Sobretudo, o que deve prevalecer em uma situação de "conciliação" entre duas partes é o respeito acima de qualquer interesse conflitante. Sim, porque cada um tem o direito do livre arbítrio como também de ser responsável pela sua escolha.


Apesar de todas essas palavras e lições que eu venho tirando das minhas últimas experiências, eu tirei uma das lições mais importantes da minha vida: que atitude importa, sim! A atitude de se permitir a felicidade, não de apenas esperar que uma pessoa possa trazê-la até você. Sabe por que? Pois com a facilidade que essa pessoa pode te apresentar à felicidade, ela tem o direito de levá-la consigo no momento em que bem entender. E não haverá tempo, novas chances ou lágrimas que farão você recuperar o que alguém fez você sentir.


Portanto, ame: primeiro você mesmo, para entender que é preciso ser alguém inteiramente sincero e honesto consigo para, enfim, poder dizer que você ama alguém. Faça acontecer! Não deixe as palavras se tornarem um labirinto em sua mente e uma frustração sem mesmo se materializarem. Estufe o peito para desabafar com destreza e expulsar de ti mesmo todas as suas angústias e decepções. Seja aberto ao que os outros dizem; mas não ouça somente: dê significado a essas palavras, faça-as ter valor para ti. Confie em alguém, e faça de você confiável: isso te faz buscar energias para ser uma pessoa especial ao outro. Sorria, pois sorrir é a arma com maior capacidade de fazê-lo feliz, mesmo que por alguns segundos. E chore, pois é assim que você lava e refresca a sua alma para enfrentar todos os desafios que teremos pela frente!


Não tenho o poder de dizer que as coisas ficarão bem, pois posso errar. Contudo, se você agir assim, você vai buscar estar se sentindo bem, para provar que os nossos momentos de dificuldade e tristeza são valiosos para o nosso crescimento e desenvolvimento pessoal. E quem sabe um dia você não acaba esbarrando na felicidade e ofereça uma mãozinha para ela se levantar, não é?

Um comentário:

  1. Texto muito sábio e essencial para os dias de hoje. Dicas justas para seguir-se adiante!

    Abraços

    anjoclandestino.blogspot.com

    ResponderExcluir

Eu sei que as minhas palavras podem parecer confusas e perdidas. Você pode achar o que quiser. Apenas ache, pois é assim que eu me encontro!