terça-feira, 16 de novembro de 2010

Distância

distância 
(latim distantia, -ae)

s. f.

1. Intervalo entre dois pontos, dois lugares, dois objetos.
2. Afastamento.
3. Grande diferença. = desproporção
4. Período de tempo que medeia entre dois fatos, duas ocasiões ou épocas.
5. Fig. Diferença entre categorias sociais.

Distância, segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.


Afinal, o que é realmente a distância? Como ela realmente se evidencia em nossas vidas?


Penso diversas vezes comigo sobre o quão distante está uma pessoa de mim, geograficamente. Não uma pessoa qualquer, um mero conhecido... falo de pessoas que me fazem bem: um ente querido; um grande amigo, que está ao meu lado em bons momentos e, principalmente, nos piores possíveis, sempre me apoiando; ou, por que não, da pessoa amada. Como agem os vários quilômetros que separam-nos, que fazem o papel de intermediários entre nós? Podemos perceber isso de diversas maneiras, seja pela solidão, pela melancolia, ou mesmo pela nostalgia. Podemos enfrentar essa situação de inúmeras formas, desde o fato de ficarmos esperando que o tempo aja ou de lutarmos contra essas forças e nos mantermos mais perto dos outros: basta levarmos no coração, um lugar aconchegante e seguro, quem quisermos. Assim, poderemos nos aproximar mais. Muito mais.


Há também momentos em que há um distanciamento físico/emocional. Ora por divergências e insistências que só tendem a deteriorar o ser humano, ora por conformidades, por uma mera satisfação com coisas banais e de agrado pura e simplesmente favoráveis ao próprio "eu" (o cultivo do ego), ora por empecilhos que a própria vida nos impõe, de barreiras que nos impossibilitam de tentar seguir adiante. Alguns poderiam ser resolvidas pela luta e serem facilmente superados. Outros, porém, tem o incrível poder de nos dilacerar, de nos ferir impetuosamente em caso de insistência, de uma tentativa de superação. Cada qual ao seu tempo, com seu grau de dificuldade. Com um pedaço de si que fica para trás somente por estar vivenciando tal distanciamento.


Pior que tudo isso, é quando você faz de tudo para se manter próximo a alguém. Quando quer mostrar para este alguém e para a própria vida que tudo tende a dar certo, e que só depende de vocês para isso acontecer. Contudo, quanto mais você faz para alcançar tal proximidade, maior a diferença que se cria entre "um" e "dois". Talvez não seja culpa do outro. Talvez seja. Talvez a distância seja o melhor que você possa cultivar desse alguém. O melhor para os dois.


Agora, o que mais me indaga e mais me confunde: como se dá o fato de você se sentir distante de si mesmo? Como é possível que eu possa me sentir perdido em mim, querendo me encontrar em algum canto, querendo seguir adiante, mesmo sem saber onde quero chegar? É normal que isso aconteça? É normal sentirmos que estamos contrariando os nosso propósitos, ideais? Seria apenas medo? Ou isso seria apenas mais um teste que a vida nos impõe?
De qualquer modo, eu preciso me encontrar o mais rápido possível. Preciso me aproximar de uma razão que me motive a buscar meu caminho. Só quero poder encontrar a felicidade no final do caminho. Será que é pedir muito?

6 comentários:

  1. não é pedir muito, caro Eric, mas ainda assim é pedir.
    a distancia é uma palavras muito bem associada ao sentimento de saudade ou o intervalo entre aquilo que julgamos próximo.
    de qualquer forma, a distancia é uma boa oportunidade de crescer , seja ela física ou sentimental.

    espero que seu caminho encurte a distancia das coisas que estão dentro de você mesmo.

    abraç.

    ResponderExcluir
  2. às vezes se faz necessário uma distância de si mesmo para se reencontrar depois mas no geral acho que qualquer tipo de distância é ruim...

    ResponderExcluir
  3. Eric...

    Tenho uma certa resistência a essa palavra... "distância"... foge ao meu entendimento as vezes! O fato de estar perto não significa estar "próximo"... e estar longe nem sempre quer dizer "distante"! Sofro quando distancias se "abrem" diante de mim... mas, aprendo muito! Porém... sou amante da presença!

    Beijo Querido e Estimado Amigo
    Sil
    Sempre aqui

    ResponderExcluir
  4. A felicidade está dentro da gente, mas o caminho se faz necessário pra que a gente descubra isso.

    Gde beijo;)

    ResponderExcluir
  5. HB: Concordo contigo, que essa "privação" da distância nos propicia o crescimento e fortalecimento de nós mesmos. Digo que até acho-a a única forma efetiva de obtermos êxito nisso.

    Serginho: Ela nos traz novas perspectivas sobre as coisas e sobre nós mesmos, e concordo que ela nos faz mal, sim, seja do jeito que for.

    Sil: É fato que as coisas nem sempre são o que aparentam ou o que deveriam ser. E com a distância não é diferente, e ela pode se manifestar tanto no seu sentido real, como de outras maneiras. Também tenho uma resistência com essa palavra.

    Vanessa: Nada melhor do que a vida para nos surpreender e para nos fazer a cada dia melhor, mesmo depois de todas as barreiras que enfrentamos.

    ResponderExcluir
  6. Essa felicidade no fim do caminho é q é dificil!!
    Mas como eu acredito q a felicidade é um momento, ou melhor a soma de vários momentos, acho q é muito mais feliz a caminhada com seus altos e baixos do q a própria chega!!
    abraçoooo!

    ResponderExcluir

Eu sei que as minhas palavras podem parecer confusas e perdidas. Você pode achar o que quiser. Apenas ache, pois é assim que eu me encontro!